SOU UNICISTA

SOU UNICISTA

sábado, 10 de março de 2012

dia da mulher - com uma linda apoteose

CULTO NOS LARES - a nossa Igreja está realizando culto nos lares todas as quartas feiras, às 20hs, sua presença é muito importante, são momentos especiais na casa dos nossos irmãos em que nos colocamos na presença do Senhor. Agende na sua casa, Deus tem muitas bençãos reservados para voce e sua família, é so abrir a porta e deixar Cristo entrar.
O culto desta quarta feira, dia 14/03/2012 será realizado na casa dos irmãos Walter e nossa irmã da SAF - Luísa, - participe desse precioso trabalho. 







8 de Março - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A SAF da Igreja Presbiteriana de Vicente Pires parabeniza a nossas irmãs guerreiras, mulheres virtuosas, que vivem na luta constante dos lares, dos cuidados com seus filhos, cuidado com seu esposo e seus familiares e ainda está presente nos trabalhos da nossa Igreja. 
Queridas irmãs, que o Senhor Jesus encha de bençãos a vida de todas nós, pois somos mulheres incansáveis na luta, fortalecida na Fé que temos no Senhor Jesus. 
abraços carinhosos de toda a equipe da SAF.









 Oração da Mulher - Oração Dia Internacional da Mulher

Oração da mulher, uma pequena prece para o dia da mulher, a oração do dia internacional da mulher.


Neste dia 8 de Março, dia internacional da Mulher, uma prece para elas, as mulheres maravilhosas que transformam nosso dia e nosso mundo num  lugar melhor.
Mulheres corajosas, de fé, perseverança, mulheres cristãs, mulheres de todo o mundo.
Quando fazemos uma oração temos em mente um objetivo, um pedido, um desejo, um agradecimento.
Nesse dia da mulher vamos elevar nossos pensamentos a Deus numa prece de agradecimento por tudo que as mulheres conseguiram ao longo desses anos, direitos, conquistas na política e seu espaço de destaque na sociedade.
AQUI, uma brinde a nós mulheres, no nosso dia, 8 de março.

                                                               

        














Obrigado Senhor
por  teres criado no mundo a mulher
E por tê-la enriquecido com preciosos dons:
o carinho, a sensibilidade, a beleza,
a ternura, a dedicação e o amor.
Deste ao homem a graça de encontrar
na mulher:uma amiga, irmã,
companheira, esposa e mãe.
Nela se processa o mistério da vida,
sendo capaz de gerar,
de trazer à luz filhos e filhas.
Sem sua presença no mundo,
o amor estaria fadado à extinção.
E o mundo ficaria pobre e sem sentido.
Perdoa-nos, Senhor,
por nem sempre sabermos reconhecer
o verdadeiro valor da mulher,
por muitas vezes a considerarmos objetos,
sexo frágil e força de trabalho doméstico.
Que também a mulher reconheça seu valor,
sua dignidade e sua missão no mundo.
Que ela não aceite ser instrumentalizada
nem banalizada no seu corpo e nos seus
sentimentos.
Que no corpo e na alma de cada mulher,
possamos continuar encontrando os sinais
de MÃE que nela plantaste,

Amém.
( Frei Zeca)

UM DOMINGO MAIS QUE ESPECIAL

No dia 8 de março também foi uma data especial para nossa Igreja, foi o dia do aniversário do nosso querido e amado Pastor Rafael Bitencourt.
O Pastor Rafael alegra nossa Igreja com a programação do louvor, além de trazer mensagens edificantes para todos nós.
 Hoje, 10 de março, na Escola Dominical, cantamos parabéns ao nosso querido Pastor, e a Presidente da SAF, a irmã Oneida  Matos,  presenteou-o com uma singela lembrança.
Pastor, que Deus continue enchendo sua vida de ricas bençãos e que o Espirito Santo de Deus possa estar edificando todos os dias a sua vida cristã. Que Deus o abençõe todos os dias e lhe cubra com a sua proteção.

E nossa Escola Dominical foi muito alegre, estudamos a primeira lição da revista que fala sobre o primeiro casamento - Adão e Eva, aonde todos participaram, colocando suas ideias sobre o vivência a dois.
No Culto da noite as mulheres foram homenageadas pela Igreja, com flores, e muito bate papo e descontração...vejam nas fotos abaixo.




momento do Louvor

Distribuição de flores para as nossas mulheres















5 de Março - DIA MUNDIAL DA ORAÇÃO 



O que é....
O DIA MUNDIAL DA ORAÇÃO é um movimento que reúne mulheres cristãs, de muitas tradições, em todo o mundo, para observar um dia comum de oração por ano. Em muitos países esse contato tem continuidade em reuniões de oração e trabalho.
É um movimento iniciado por mulheres e realizado em mais de 170 países e regiões.
É um movimento simbolizado por uma celebração anual – primeira sexta-feira de março – à qual todos são bem-vindos.
É um movimento que aproxima mulheres de várias raças, culturas e tradições, estreitando, relacionamento, compreensão e trabalho.





E aconteceu que, naqueles dias, subiu ao monte a orar e passou a noite em oração a Deus" Lucas 6.12


E por meio da oração que afirmamos a nossa fé em Cristo, compartilhando nossa esperança alegrias, tristezas, ansiedades, necessidades...
Orar é falar com Deus, é tê-lo na sua intimidade;





14 de março - DIA DA POESIA


Dia Nacional da Poesia é comemorado em homenagem ao nascimento de Castro Alves, em 14 de março de 1847. Poeta do romantismo, ele foi um dos maiores nomes da poesia brasileira. Suas obras que mais se destacaram foram: Os escravos (no qual há o seu famoso poema Navio Negreiro) e Espumas flutuantes, cujas características principais são a valorização do amor e a luta por liberdade e justiça. Há outros nomes importantes da poesia brasileira: Alberto de Oliveira, Gonçalves Dias, Raimundo Correia, Olavo Bilac, Casimiro de Abreu, Cecília Meireles, Jorge de Lima, Ferreira Gullar, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade e muitos outros. Fonte: www.paulinas.org.br


Nossa SAF vai promover o Concurso cultural com POESIAS sobre o tema: Mulher...

REGULAMENTO PARA O CONCURSO CULTURAL DE POESIA
 

O Dia Nacional da Poesia, não por acaso, coincide com a comemoração do nascimento do grande escritor baiano Castro Alves. Poeta do Romantismo, foi autor de belíssimas obras, como o “Navio Negreiro” e “Espumas Flutuantes”. Sua arte era movida pelo amor e pela luta por liberdade e justiça.
O que é poesia? Poesia é uma arte literária e, como arte, recria a realidade. O poeta Ferreira Gullar diz que o artista cria um outro mundo “mais bonito ou mais intenso ou mais significativo ou mais ordenado – por cima da realidade imediata”.
Declamando ou escrevendo, fazer poesia é expressar-se de forma a combinar palavras, mexer com o seu significado, utilizar a estrutura da mensagem. Isto é a função poética.
A poesia sempre se encontra dentro de um contexto cultural e histórico. Os vários estilos poéticos, as fases de cada autor, os acontecimentos da época e tantas outras interferências muitas vezes se misturam à obra e lhe dão novos significados.
COM CERTEZA, TODAS TEMOS DONS POÉTICOS. No estudo da revista na Escola Dominical da semana passada, encontramos o primeiro verso poético que Adão recitou, o amor a sua mulher, Eva:”E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada”. Gênesis 2.21
Para comemorar o “Dia da Poesia” - Dia 14 de março - organizamos um cultural concurso com o tema MULHER, envolvendo as mulheres da nossa igreja. 
A entrega da poesia deve ser, impreterivelmente, até dia 25 de março, ou seja, domingo próximo, na Escola Dominical.
A divulgação da poesia vencedora acontecerá no Culto Divino dia 01 de abril, sendo que a poesia contemplada será lida para toda a Igreja e a autora ganhará um prêmio da SAF, no valor de até R$ 50,00.
ATENÇÃO PARA AS REGRAS:
1- O tema da poesia será MULHER (mulher virtuosa, cristã, evangélica, desde que seja observado unicamente o ser feminino). Será desclassificada a participante que fugir do tema;
2- As mulheres somente poderão concorrer com poesias inéditas, de sua própria autoria (poesias de autoria das mulheres da Igreja Presbiteriana do Brasil em Vicente Pires);
3- Cada participante só poderá participar com 1 (uma) poesia, sendo que deverá ser entregue em duas vias, em dois envelopes pardos, tamanho A4 ou ofício, diferentes:
a)    um envelope contendo a poesia, assinada apenas com o pseudônimo, contendo um “X” na borda de fechamento do envelope;
b)    outro envelope contendo a poesia original, assinada com o pseudônimo (o mesmo colocado na poesia do primeiro envelope) e com o nome real da autora da poesia, por extenso. Esse último envelope deverá ser lacrado, sem nenhuma escrita ou marcação em seu exterior; 

4- Não serão aceitas poesias que não estejam conforme especificado: em dois envelopes pardos, tamanho A4 ou ofício, ou seja, não serão aceitas poesias fora dos envelopes;
5- Cada poesia só deve ter uma lauda, ou seja, uma página;
6- O texto não pode ser mensagem, crônica, dissertação, narração, fábula ou outro: deve ser POESIA, não importando a quantidade de versos e estrofes, nem a estrutura escolhida pela participante;
7- Não é necessário que a poesia apresente rima perfeita nem metrificada; pode ser em versos livres;
8- A poesia deve ser entregue, preferencialmente digitada. Caso não o seja,  deve apresentar letra legível;
9- Deve-se atentar para os itens básicos para uma boa redação: ortografia e pontuação;
10- Quanto à escolha das palavras, deverá haver harmonia e combinação sonora das mesmas;
10- Usar a criatividade.
As poesias participantes serão lidas por pessoas escolhidas pela comissão julgadora e julgadas conforme as regras acima.
Será vencedora a poesia que atender aos requisitos constantes nas regras e agradar o gosto da maioria da mesa julgadora, composta por cinco pessoas da nossa igreja, convidadas especialmente para esse concurso. Havendo empate, somente essas serão lidas novamente e votadas pela mesa julgadora. Permanecendo o empate, os pastores da igreja analisarão e escolherão, pela harmonia e combinação sonora das palavras, além da criatividade.
Mulheres, escrevam suas poesias e participem!


Oneida Matos
Presidente SAF/2012



    



      31 março 2012, na nossa Igreja - vem ai

PRIMEIRO ENCONTRO DE CASAL 2012



Não fique de fora, coloque esta data na sua agenda


Como vem nosso primeiro encontro de casal de 2012, indicamos a nossas irmãs que se tiverem oportunidade, assistam ao filme Prova de Fogo, coam seus maridos, veja a Sinopse do filme:


Filme: A prova de fogo

Sinopse: 
O filme A Prova de Fogo (Fireproof) é uma belíssima história sobre fidelidade, amor e companheirismo. Mais um filme dos irmãos Kendrick, criadores do famoso filme Desafiando os Gigantes. Prova de Fogo está fazendo um enorme sucesso nos Estados Unidos, lotando mais de 850 salas de cinema espalhadas por todo o país, sendo muito bem aceito e elogiado pela crítica norte-americana e emocionando milhares de pessoas com sua mensagem.
O filme conta a história de um bombeiro, Caleb Holt (Kirk Cameron). Caleb é um profissional exemplar, porém em seu casamento as coisas não andam nada bem. O capitão se entrega aos prazeres que o mundo oferece. Dentro de casa, ambos agem como dois estranhos. Brigas, discussões e ofensas se transformam em rotina. Então, Caleb, deseperado, vê seu casamento ameaçado quando um jovem e talentoso médico fica encantado por Catherine. O heróico bombeiro muda de atitude quando seu pai o entrega um pequeno livro com tarefas diárias, finalizadas com passagens bíblicas. 
Depois de aceitar um desafio proposto por seu pai (Através do livro diário O Desafio de Amar), a fim de salvar o seu casamento, Caleb faz um propósito e decide transformar o relacionamento com sua esposa.
A cada página lida, Caleb alimenta o desejo de transformar sua vida. O prestigiado bombeiro consegue mudar suas atitudes através do poder restaurador da fé e, reafirma seu compromisso matrimonial com Catherine sob uma cruz em madeira, em vale. Além da história comovente, o filme se destaca pela excelente fotografia e a brilhante atuação de Erin Berthea e Kirk Camerom. 
 A partir daí, sua vida começar a mudar e Caleb consegue reacender a chama do amor em seu casamento. Prova de fogo traz ação e emoção para você e toda sua família. Com certeza irá fazer com que você veja a vida de uma maneira diferente.
O filme “A prova de Fogo” é um filme que mostra como superar problemas de um casamento. 



FECHANDO O MÊS DE MARÇO



Queridas sócias, chegamos ao fim de mais um mês, e MARÇO FOI UM  MÊS MUITO ESPECIAL e  cheio de encantos para nossas sócias, COMEMORAMOS: dia da mulher Presbiteriana, Dia  Internacional da Mulher, dia da poesia, onde tivemos um concurso de poesia muito especial, para todas nós  sócias, apesar de só algumas participarem, mas é o começo de nossos trabalhos, com o tempo vamos nos soltando e falando mais do melhor que temos, além das reuniões Departamentais e fechamos o mês com um caloroso encontro de casal, onde nesse encontro buscamos o fortalecimento para as famílias de nossa Igreja.



Fechando a nossa página deixamos para todas nossas sócias e leitores de nosso BLOG esta reflexão:



MARÇO – MULHER!

Em uma formatura, quando 17 homens e 52 mulheres graduaram-se em Direito, alguém afirmou: esse é o século das mulheres! São elas que vão ocupar os tribunais, os cargos de chefia, o comando da sociedade, enaltecendo o grande número de mulheres que estava concluindo seu curso superior.

As estatísticas mostram que em quase todos os países as meninas brilham mais nos estudos que os meninos e, ainda, que as mulheres lêem mais que os homens. Nos Estados Unidos, a proporção de homens com nível universitário passou de 16%, em 1970, para 28%, em 1998, enquanto entre as mulheres o salto foi de 11% para 29%. No Brasil, as mulheres também superam os homens – 53% a 51,3%.

Representando metade da população do mundo, a mulher de hoje é mais confiante, capaz e ocupa 45% da força produtiva de trabalho, construindo uma nova realidade. Exerce influência nos segmentos religioso, empresarial e profissional. Atua na área das ciências exatas, da política, dos negócios, da comunicação, do esporte. Hoje a mulher comanda nave espacial, preside parlamento, cuida da segurança de aeroportos, entre tantas outras profissões, antes só ocupadas por homens.

Mas, nem sempre foi assim! Foi preciso que mulheres do passado se organizassem e reivindicassem seus direitos.

HOJE, a maior luta da mulher, em todo o mundo, no entanto, é contra a violência familiar, que traz conseqüências devastadoras para as futuras gerações. As estatísticas mostram que as mulheres estão mais infelizes no casamento que o homem. Um índice de 54% de mulheres, contra 46% de homens. Não podemos falar em democracia nem justiça social enquanto não houver condições igualitárias para o pleno desenvolvimento da mulher e a garantia de uma qualidade de vida saudável no relacionamento conjugal e sua relação com os filhos, afirma o jornalista Josias
Lancour e, acrescenta, a igreja é um caminho.

Através dela e de sua preocupação constante com a harmonia no lar, uma consciência está se formando no sentido de se tratar a mulher com a dignidade que ela merece.

A mulher cristã tem uma trajetória de conquistas desde o tempo do Novo Testamento, quando serviam a Jesus com seus bens e estavam presentes em todo o seu ministério, sendo as primeiras testemunhas da sua ressurreição. Hoje, a mulher tem ainda maiores oportunidades frente aos desafios que a cercam. A mesma graça que alcança homens, alcança mulheres e crianças, desde que decidam seguir a Jesus e fazer sua vontade.



A mulher cristã tem nesse início de milênio uma página de serviço para o reino que representa o seu amor, dedicação e interesse pela obra, principalmente a da evangelização, incentivada que é a colocar sua ação e sua influência como sal que dá sabor, luz que reflete Cristo e perfume que dá fragrância e transforma o ambiente. “Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo” (Mateus 5.13,14).   

Elza Sant’Anna do Valle Andrade
Diretora-editora da UFMBB

ref: DO BLOG> MULHER CRISTÃO EM AÇÃO

e hoje, pra finalizar o mês de março foi apresentado pela nossa SAF, uma APOTEOSE PARA MISSÕES MUNDIAIS, baseado em Cantares de Salomão 6.10



QUEM É ESTA QUE APARECE?
Esta apoteose dá um excelente e belíssimo resultado, por que, além de homenagear a mulher, lembra também Missões Mundiais , mostrando que mulheres de todos os países espalham o brilho e a luz de Jesus. Tem uma mensagem profunda, e fica simplesmente lindíssima. E o mais importante: pode e deve ser feita com bom gosto e criatividade, em nossa Igreja ficou lindo, porque as irmãs participantes demonstraram muito brilho...
















Narradora:  “Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, formidável como um exército de bandeiras? Quem é esta?” O poeta escrevia, maravilhado com a obra de Deus: a Mulher! Que inspiração… que comparação maravilhosa e real. Ele começou a compará-la com tudo de belo que ele via durante o dia e durante a noite: a alva do dia, o sol e a lua.
“Quem é esta?” O escritor se refere à mulher, dizendo que ela é como o alvorecer: traz novas esperanças e alegria, onde quer que esteja. Formosa como a lua e como um raio de sol, consegue, com sua luz abençoada, atingir os mais profundos lugares: o lar, o trabalho ou a igreja.
Como estava inspirado o poeta! Quanto privilégio! Mas quanta responsabilidade para a querida homenageada! Formosa como a lua, nas suas quatro fases: lua nova, crescente, cheia e minguante.
  • Lua Nova (entra a jovem)
Ela é jovem, cheia de vida e vigor, cheia de encanto e beleza. Leva nos lábios um sorriso puro e suave. Com alegria, sorri das dificuldades da vida. Tudo é sonho. O brilho da sua juventude traz paz e alegria aos corações.
  • Lua Crescente (entra a jovem senhora):
Agora, como a jovem senhora, ela resplandece e brilha sem parar. Ela tem ânimo e entusiasmo em tudo que faz. Ela cresce a cada dia. Passa as roupas com detalhes. As gavetas são arrumadas com inteira perfeição. Tem grande entusiasmo e as forças são renovadas a cada dia.
  • Lua Cheia (senhora de 45 a 50 anos):
Esta fase é a mais bonita. Ela afora está pronta para aceitar todos os desafios da vida. Está mais experiente e mais ativa. A cada dia cresce e resplandece. Agora, ela entende melhor o esposo e os filhos. Está cheia do brilho da coragem e da experiência.
  • Lua Minguante (senhora magra, bem disposta, com mais de 70 anos e cabelos brancos):
Mesmo assim a mulher consegue brilhar, espalhando paz e sabedoria. Quanta tranqüilidade nesta 3ª idade. Fase em que já passou os arrojos da mocidade. Tranqüila, ela consegue transmitir tudo aquilo que a vida lhe deu. É serena, é capaz de ensinar o que a vida lhe ensinou.
Quem é esta que aparece brilhante como o sol? (entra o Sol) Em qualquer lugar ela brilha, trazendo alegria e esperança, brilhante como o sol. Sol é vida. A quem Deus deu o privilégio e realizou o milagre de produzir uma nova vida?
À mulher! Deus deu a mulher este dom. Ela traz vida no falar, ensinando as mulheres mais novas, e através de sua dedicação sem par, ela não só brilha, mas aquece também.
Esta que aparece formosa como a lua e brilhante como o sol também refulge como as estrelas, sempre e eternamente para ensinar a muitos a justiça de Deus, a lei de Deus.
As estrelas! Deus as criou de todos os tamanhos, para embelezar o céu. Cada estrela tem sua história. Lembram da Estrela dos Magos? (entra a Estrela dos Magos). Ela teve missão muito especial: mostrar Jesus aos Magos. Que privilégio! Ela levou quase dois mil anos. Devagar, alcançou seu objetivo e brilhou um brilho sem igual. As estrelas? Elas são muitas, são milhares! (entram as estrelas). Alegram o céu e dão vida à terra. Com muita sabedoria e numa bela poesia, o salmista diz: “Quando vejo os teus céus, obras dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparastes…”A todas as estrelas Deus conhece.
Conhece uma a uma. E chama-as pelos seus nomes. E as suas estrelas especiais, a cada uma dá uma tarefa, mas chamando-as pelo seu nome: Maria, Dulce, Isabel, Clarice, Noemi, Hilda, Luzia, …Como o Senhor conhece as suas estrelas e sabe que podem brilhar muito mais! E elas são inúmeras. Deus as criou com as suas mãos, e as colocou nos mais diversos lugares para expandirem a sua luz. E chamando, pergunta a cada uma: “como está sendo usado o brilho que te foi dado?
  • 1ª Estrela (vai ao microfone e fala, balançando as mãos):
Senhor, estou brilhando no meu lar e na minha família. O meu brilho é muito importante para meu esposo e para os meus filhos. Quero brilhar sempre e sempre. Atenção: todas as estrelas ao falarem balançam as mãos.
  • 2ª Estrela:
O meu brilho, Senhor, se espelha no meu trabalho. Trabalho com honestidade. Só assim, só assim posso brilhar para Jesus.
  • 3ª Estrela:
Já viram o esplendor do meu brilho? É porque vou levando a alegria e a esperança. Muitos precisam que eu brilhe cada dia mais.
  • 4ª Estrela:
Com fé vou brilhando, mostrando que em Deus tudo é possível, porque é ele que nos fortalece.
  • 5ª Estrela:
Vejam! O meu brilho é sem igual. É maravilhoso, porque Ele transmite a paz. Levo a paz por onde ando, porque Cristo é o Príncipe da Paz.
  • 6ª Estrela:
Vou levando o brilho da coragem aos corações abatidos e cheios de medo, porque Jesus nos garante: “Não temais, sempre estarei convosco”.

O sol, a lua e as estrelas existem para glorificar a Deus . Assim é a mulher também:, foi criada para honra e glória do nosso Deus. O homem é a coroa da criação, a mulher é a jóia rara que ornamenta esta coroa. Como o sol, a mulher dá vida e calor. Como a lua, dá beleza e amor. Como estrela, brilha e corre como cadentes ou cometas que passam pela vida correndo, para tudo e a todos atender no tempo certo, na hora certa.

Apoteose de Noemi Muniz Chagas
(Cantares de Salomão 6.10 e Daniel 12.3





Programa na TV IPB

Assista pela REDE TV, todos os sábados a programação da Igreja Presbiteriana do Brasil, com certeza Deus irá levar a sua casa a mensagem que você está esperando.



Add caption

Secretaria de Espiritualidade - SAF - PROJETO ANA

"Não andeis ansiosos pela vossa vida" Mt 6.25
Mulheres que surpreendem buscam o crescimento autêntico.


    D. Rosa e Adriana são as responsáveis pela Secretaria de Espiritualidade da nossa SAF, neste ano de 2012.  Nossa SAF está dando seus primeiros passos, e, neste seu primeiro ano de organização estamos crescendo, em numero de sócias, na extensa programação para ao ano de 2012, e para que tudo seja realizado para Honra e Glória do nosso Deus, a quem prestamos todos os nosso trabalhos, precisamos crescer espiritualmente no conhecimento do Senhor, na Oração  e sermos servas, verdadeiras auxiliadoras que exalam o perfume de Cristo.
Ser "Secretária Espiritual" é a entregar a verdadeira e incondicional tarefa de interceder pelas nossas sócias e toda a nossa Igreja. Orar sem cessar
Deixamos aqui uma parábola a  respeito de uma mulher, viúva, no livro de Lucas 18.1-8;
Essa viúva tinha uma causa na Justiça que não resolvia, na mesma cidade dela morava um juiz que não temia a Deus e nem respeitava ninguém. Essa viúva por diversas vezes procurou ao juiz para que ele a ajudasse, mas ele não se importava nem um pouco com a causa daquela viúva. Ela continuou a insistir até que ele pensou consigo:"Essa viúva está me atormentando há tanto tempo, vou ajudá-la pra que ela ano me aborreça mais. E assim foi. 
Jesus usou esta parábola para ilustrar aos seus discípulos que devemos ORAR SEMPRE. 
Precisamos entender que é Deus que controla o tempo e é Ele que sabe quando e como nos abençoar. Nossas Secretárias de Espiritualidade é para orar por suas e nossas causas, nossas famílias, nossas reuniões, e são escolhidas para orar  sempre, pedir tendo fé, sem se cansar. Se passamos por lutas e somos afrontados é Ele que julgará nossas causas. Ele é o nosso juiz, e diferetemente do juiz da parábola da viúva, Ele se importa em solucionar os problemas.
Ainda no livro de  2. corintios 2.15 temos uma solene declaração: "Nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo".
Como mulheres sabemos exatamente o que fazer para que algo fique perfumado, recorrendo a essências, sachês, sabonetes, fragâncias,.
O que fazer então, para exalar esta fragância de Cristo entre nossas sócias, na nossa Igreja?
Exalamos o perfume de Cristo - andando em seu amor: "Sede pois, imitadores de Deus, como filhos amados, e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a sí mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave" (Ef. 5.1-2)
Exalamos o perfume de Cristo- servindo-o: "em Jesus temo o exemplo ímpar (Ef. 2-17) "Vindo (Jesus) evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto", cumprindo a ordem explícita de Jesus, estaremos transmitindo sua fragância.
Que as orações da nossas Secretárias de Espiritualidade subam como o incesso suave e santo ao trono de Deus e ainda que nossas irmãs, intercessoras de orações exalem o bom perfume de Cristo, derramando com alegria muitas bençãos para todos nós. Amém!



Idéias para a Secretaria de Espiritualidade- 
escolher um dia na semana ou quinzenalmente para reuniões de oração com as mulheres da SAF, este trabalho pode ser escolhido um nome, como por exemplo: 
MOMENTO DE ORAÇÃO, JARDIM DE ORAÇÃO, etc.

Esta secretaria pode providenciar RETIROS espirituais com o propósito de que as sócias se conheçam mais, através do contato compartilhado em alguns dias de convivência, onde, além dos estudos bíblicos ministrados sempre com um tema especifico, possam compartilhar momentos de descontração com brincadeiras saudáveis e com demonstração de talentos das sócias.

È importante darmos largada, programando nosso PRIMEIRO RETIRO DE MULHERES, para que esta experiência com retiro da SAF possa fazer parte do calendário da Igreja.

O retiro também pode ser  organizado anualmente com a presença de toda a igreja.

O  PROJETO ANA, faz parte da secretaria de Espiritualidade, que tem como objetivo as mães orarem por seus filhos,

É importante colocar no Boletim da Igreja um dia escolhido na semana, estabelecido que neste dia, cada mãe tire um tempinho na sua casa, ou aonde quer que esteja e leia um texto bíblico e ore pelo seus filhos de oração,  este projeto tem que ser divulgado mensalmente para que outras mães se filiem ao mesmo propósito de orar pelos filhos que vão chegando na Igreja.


 A SAF da nossa Igreja participa do projeto ANA. O projeto ANA faz parte do tema do quadriênio 2010-2014 e está inserido na Secretaria de Espiritualidade.
As mães de oração da nossa SAF já tem seus filhos adotivos, escolhidos na plenário de julho de 2011. Foi colocado na ultima reunião do Departamento Heroínas da Fé, na casa da nossa irmã Edna,  que a Presidente apresentasse a idéia de as mães serem apresentadas a seus filhos adotivos e os filhos adotivos, caso queriam, escolher uma mãe de oração, estamos aguardando.

estes são alguns dos nossos filhos de oração


segue abaixo, o que representa o Projeto ANA da SAF: 
IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL
  CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE SAFs

Quadriênio 2010/2014

"Não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim" Gl. 2.20

Oque é o: PROJETO ANA

"Poe este menino orava eu; e o Senhor me concedeu a petição que eu lhe fizera". I Sm 1.27

Quais os objetivos do Projeto ANA?

            O principal:

            O Projeto ANA tem por objetivo principal é conscientizar, despertar e estimular as auxiliadoras presbiterianas a orar individual e diariamente por seus filhos de oração (sanguíneos ou adotivos, netos, sobrinhos, irmãos e líderes da Igreja).
 “Levanta-te, clama de noite no princípio das vigílias; derrama, como água, o coração perante o Senhor; levanta a Ele as mãos, pela vida de teus filhinhos...” Lm. 2.19.

            Os específicos:
1.      Perseverar em oração, diariamente, em favor dos filhos (sobrinhos ou netos) convertidos para que glorifiquem a Deus com suas vidas. “Todos os teus filhos serão ensinados do Senhor; e será grande a paz de teus filhos” Is. 54.13;
2.      Pedir a conversão dos filhos não crentes ou a restauração dos que estão distantes do Senhor para que integrem a família da Aliança. “Salva o teu povo e abençoa a tua herança; apascenta-os, e exalta-o para sempre.” Sl. 28.9. “Se alguém vir a seu irmão cometer pecado não para a morte pedirá e Deus lhe dará vida, aos que não pecaram para a morte” I Jo. 5.16. 
3.      Suplicar para que os jovens sejam despertados para cumprir o “ide” do Mestre como evangelizadores ou missionários. “Finalmente irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada, como também está acontecendo entre vós.” II Ts. 3.1. 
Justificativa 
É evidente a necessidade que temos de orar por nossos filhos.
a) Pelo relacionamento deles com Deus: Ef 3:14-19 ; ITm  3:15 Fl 2:12.13 ;Sl 122:1; Sl  63:1 ;Dt 10:12,13; Tg 4:7-10; Mt 6:33; Sl 119:71.
b) Pelo cultivo das virtudes biblicamente recomendadas: Fp 2:3; Cl 3:23; ITm 4:12; Ef 4:26,31,32; Gl 5:22-23.
c) Pelo relacionamento com seus familiares : Ef.6:1-3;Cl3:20; Ef 4;  Pv 3:11,12.
d) Pela busca de sabedoria divina para a escolha de seus amigos, saber manter bons relacionamentos e fazer boas escolhas quanto a suas carreira por fissionais. Pv 1:10,15 ;Fl 2:4; I Co 6:18-20; Pv 3:7.
Orar  sem cessar é uma ordem que está nas Santas Escrituras. Revestir-se da armadura de Deus conforme Ef 6.10-18 é primordial para que tenhamos uma vida de vitórias em Cristo. Estar nas brechas em oração pedindo pelos nossos filhos, conforme a vontade de Deus, é uma tarefa sublime e que Lhe agrada.
“Esta é a confiança que temos para com ele; que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve I Jo 5:14.  
Como vivenciar o Projeto ANA?
 O Projeto ANA é uma atividade da SAF e deve ser vivenciada dentro das atividades da SAF, em cada momento de reunião seja em: reuniões de departamento, plenária, Círculo, culto de oração da SAF, reuniões de Círculo, Federação, Sinodal e CNSAFs, através do"Momento ANA" de oração pelos filhos. A critério da SAF combinada com o Conselho, poderá ser colocada uma faixa na frente da Igreja convidando as mães da comunidade para orar pelos filhos no culto de oração, visando também utilizar o Projeto ANA como um instrumento de evangelização.
                        Poderão também ser realizadas outras reuniões de "oração mensais ou semanais com a participação das mães de oração e, algumas vezes, dos “filhos de oração”. Para essa reuniões podem (ou devem) ser convidadas outras mães, mesmo mães não crentes quando oraremos por essas e seus filhos – conversão, resolução de problemas. É uma recomendação bíblica orar por todos os homens I Tm 2:1; Jo 17:20; Mt 5:44.
                        A SAF ainda poderá realizar culto de oração com "Momentos ANA", com grupos menores distribuídos nos lares, de acordo com a proximidade geográfica.
                        Há no site da SAF, disponibilizado pela CNSAFs:  logomarca, cartaz, banner, marcadores de Bíblias e folder do Projeto ANA.

Obs.: Adaptado do Projeto original elaborado pela Secretária de Espiritualidade da CNSAFs, quadriênio 2006/2010, a irmã Maria Anecy Calland M. Serra.